terça-feira, dezembro 12, 2006

13 semanas

Nada de novo ao fim de todo este tempo de competição.
O FC do Porto é mais em tudo, sem surpresa. Abençoado pela auto-demissão de Co Adriaanse, viu terminar o nariz torcido dos adeptos e a ligação difícil entre o balneário e os escritórios da SAD. Ganhou desportiva, mas acima de tudo, financeiramente. 9 milhões de euros em caixa pelo apuramento para as eliminatórias da Liga dos Campeões. Mais um milhão. O bónus (prémio) distribuído em função dos óptimos resultados da prova na gestão da época anterior. Jesualdo Ferreira pegou de estaca e nem mesmo o solavanco interno na jornada 3 (derrota em Braga) e a tremideira das duas rondas iniciais da Champions chegaram para desanimar as animadíssimas tropas (o plantel estava contente coma "fuga" do holandês). Como disse, o FC porto é mais em tudo: mais pontos, mais vitórias, mais golos marcados, melhor defesa. E tudo isto sem Anderson nem Pedro Emanuel.
Viro a página para o Sporting. Segundo lugar na Liga. Normal. Justificava mais um ou três pontos, perdidos na arbitragem no jogo de Alvalade com o Paços de Ferreira. Irregular na Europa. Fora da Europa. Verdade e consequência de um plantel sem reforços. "Apenas" engordado com os talentos da Academia. Todas as contratações são, até ao momento, um tiro ao lado. O Sporting ainda dá luta ao FC Porto na Primeira Liga. Ainda. Porque o atraso de 5 pontos significa a proibição de voltar a derrapar antes do FC Porto. A acontecer, o dragão foge para uma distância que anda muito perto do inalcançável.
Benfica. Jogo sim jogo não, ou quase jogo sim jogo não sofre 3 golos. Assim fica tudo dito. Plantel pobre, treinador entristecido, futebol pálido. E Rui Costa... como foi possível criar um problema com tamanha dimensão e prejuízo desportivo! A vitória em Alvalade apenas terá adiado o inevitável. O invitável é a aceitação de mais uma época perdida. Acrescente-se a instabilidade directiva. Veiga já foi, Vieira é arguido no processo Mantorras. Esteve na transferência primeiro como vendedor e depois como comprador.